A sua Saúde Digestiva, hoje

A saúde digestiva é um dos pilares da saúde em geral e obviamente como nutricionista fascina-me perceber a relação que a via de digestão e absorção dos alimentos tem com todo o resto do organismo, não fossem os respectivos nutrientes ou compostos indesejáveis fazer parte do nosso corpo. Só o simples (mas complexo) facto de haver uma relação cérebro-intestino, já demonstra a complexidade dos nossos sistemas.

Quem nunca sentiu dor de barriga ou um ligeiro desarranjo intestinal antes de um exame ou borboletas na barriga antes de um encontro especial?

Pois é, e esta relação é nos 2 sentidos.

O cérebro influencia o nosso trato digestivo (e existe no nosso trato digestivo na forma de sistema nervoso entérico), mas o contrário também acontece e por isso o que comemos influencia a forma como o nosso cérebro funciona. E o cérebro comanda tudo. O sistema nervoso entérico que existe no intestino é o nosso segundo cérebro.

Nós somos uma máquina bem complexa. Ao contrário de outras máquinas, que simplesmente deixam de funcionar quando algo não está bem, nós temos a capacidade de nos adaptarmos, o corpo vai “dando um jeito” de funcionar, vai entrando em desequilíbrio, até que um dia não dá mais... e temos diagnósticos de gastrites crónicas, doença inflamatória intestinal, cancro... normalmente quando surgem sintomas desagradáveis.

Sentir-se bem a nível digestivo implica:

  • fazer bem a digestão dos alimentos e absorver os nutrientes;

  • não ter uma doença intestinal activa;- ter uma flora intestinal equilibrada.

Para isso, precisamos de:

  • Comer alimentos de verdade, o mais natural e coloridos possível;- Não ter receio de comer alimentos com gordura, mas escolher gorduras boas (mononisaturadas como as do azeite ou polinsaturadas como das oleaginosas ou peixe);

  • Fazer uma alimentação anti-inflamatória mesmo sem doença associada;

  • Usar alimentos probióticos;

  • Beber água em quantidade suficiente e ingerir fibras solúveis e insolúveis;

  • Comer devagar e em ambiente o mais calmo que for possível (come rápido e nem se senta ou come a ver as noticias ou o feed da sua rede social de eleição? provavelmente devia alterar a sua forma de encarar o acto de comer;

  • Limitar a ingestão de agrotóxicos e outros compostos;

  • Ter movimentos intestinais frequentes (discutível a frequência), com consistência “normal” (tipo 4 ou semelhante);

  • Avaliar de vez em quando o estado nutricional para actuar preventivamente;

  • Fazer os rastreios apropriados à idade como o rastreio do cancro do cólon, ou antes da idade recomendada se houver casos na família, sintomas digestivos ou pólipos.

Se sente incómodo no estômago como distenção abdominal, aerocolia (arrotos frequentes) ou diarreia, obstipação, azia, ou até se perdeu peso sem intenção, está a passar por um período de muita fadiga sem causa aparente... são tudo motivos para avaliar a sua saúde digestiva... de forma holística.

Porque cada paciente é mesmo único.

Anterior
Anterior

A sua Saúde, vai de férias?

Próximo
Próximo

Simplificar a alimentação saudável