Simplificar a alimentação saudável

Sabe o porquê de eu adorar o wok?

Sou pessoa de poucos equipamentos na cozinha, mas o wok é algo que realmente não dispenso. E Porquê?

  • Porque em 10-15 minutos tenho um acompanhamento colorido de origem vegetal ou até um prato completo, facilmente e sem grande exigência.

  • Porque o sabor e valor nutricional dos alimentos não são tão prejudicados como com outros métodos/equipamentos.

A minha sugestão:

Utilize como base a cebola picada, o azeite, um pouco de flôr de sal e as especiarias que mais gostar. Depois, é o que houver no frigorifico! Inclua variedade e cor. Na imagem que partilho, havia cogumelos, brócolos, couve roxa, cenoura, pimentos. That’s it - é isso, simples e nutritivo!

Dar cor ao seu dia, não demora muito.

Se tiver um wok com tampa pode deixar em lume bem brando enquanto faz outras tarefas - de vez em quando, convém de qualquer forma mexer, ou virar daquele modo teatral que todos já vimos alguém a fazer.

O importante é não cozinhar muito os legumes, apenas deixá-los a textura que mais aprecia. Por exemplo, no caso da couve roxa, gosto que esteja relativamente macia (para a comer crua/dura, faria uma salada).

É também possível, adicionar outros ingredientes como frutos oleaginosos, levedura nutricional, algas, óleo de coco, ou até rebentos de soja como vê na imagem. Assim, poderá adicionar outros sabores ao prato.

Para completar o prato, bastaria juntar tofu, ou quinoa, ou leguminosas como o feijão ou as lentilhas (citando opções rápidas e vegetarianas), ou até como o acompanhamento ideal de carne ou peixe.

Dica: adicione os legumes por ordem de dureza. Primeiro os mais duros e que precisam de mais tempo para cozinhar.

Com uma sertã/frigideira faria o mesmo?

Fazer, faria, mas não era a mesma coisa. O wok tem uma concavidade que lhe permite cozinhar mais uniformemente os alimentos sem os queimar. Numa sertã, a certo ponto tem alguns dos legumes queimados e outros por cozinhar. Experimente e mostre-nos os resultados.

Para partilhar os seus pratos ou quaisquer questões, contacte-nos:

E. info@cristinasales.pt
T. (+351) 911 082 191

Anterior
Anterior

A sua Saúde Digestiva, hoje

Próximo
Próximo

Doenças Inflamatórias do Intestino: há que combater a inflamação crónica