Marcar Consulta
Osteopatia
A consulta e tratamentos de osteopatia são feitos pela fisioterapeuta - osteopata, Luzia Alves.

A Osteopatia foi fundada por um médico americano Andrew Taylor Still (1828-1917)

O termo osteopatia foi introduzido pelo Drº Still mas não se o deve entender estritamente segundo a sua origem etimológica - osteo=ossos; patia=doença – mas subentender que as mínimas alterações na organização das articulações e do sistema músculo-esquelético do homem podem provocar um número importante de problemas e alterações tanto localmente como à distância.

O osteopata através de técnicas manuais, (a mão é o seu utensílio privilegiado de investigação e de trabalho), vai actuar sobre as interacções de três elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo.
- O sistema músculo – aponevro - esquelético representado pelos ossos, articulações, músculos e fáscias do corpo.
- As estruturas viscerais e órgãos (estômago, intestino, rim, etc.)
- O sistema neuro-endócrino e vascular que fazem a interligação entre as duas partes supra citadas e cujo funcionamento rigoroso assegura o equilíbrio do conjunto.

A osteopatia baseia-se em três princípios essenciais:
  • A unidade do corpo humano
  • O poder de auto-cura e auto-regulação do organismo
  • As estreitas relações entre a estrutura e a função

Diagnóstico e tratamento osteopático

O osteopata através de uma avaliação osteopática completa (testes de posicionamento e de mobilidade obtidos graças á palpação fina) vai analisar quais as disfunções que a pessoa apresenta e relaciona-las com outros meios de diagnóstico.

O seu tratamento baseia-se na utilização de técnicas manuais para restabelecer a mobilidade dos tecidos, reequilibrar e dinamizar o sistema de auto -regulação.

As técnicas utilizadas são numerosas e de diferentes tipos mas respeitam sempre a fisiologia e a anatomia dos segmentos a que se aplicam. São efectuadas em função da avaliação osteopática tendo em consideração a idade e condição do estado geral do paciente.

« voltar