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Relaxamento
Actualmente com toda a agitação e preocupação nas nossas vidas sociais e profissionais, acabamos por acumular muita ansiedade e stress.  Andamos sempre a um ritmo bastante acelerado, o que pode, a longo prazo, gerar doenças físicas e psicológicas. 

A ansiedade desempenha a importante função de proteger o organismo contra o perigo. Quando é percepcionada uma ameaça, são os diferentes componentes da resposta de ansiedade (aumento do ritmo cardíaco, aumento do ritmo respiratório, aumento da tensão muscular, criação de um estado de alerta) que permitem que o indivíduo se prepare para entrar em acção. 

Se vivermos constantemente neste estado, vamos experimentar níveis de ansiedade que irão ser desproporcionais face às ameaças reais que enfrentamos no nosso quotidiano, ou seja, vamo-nos sentir demasiados ansiosos, durante longos periodo de tempo. Nestes casos, a ansiedade torna-se disfuncional e, em vez de preparar o indivíduo para a acção, passa a prejudicar essa mesma acção. Torna-se então importante conseguir reduzir essa ansiedade.

De um estado prolongado de stress excessivo surgem muitas doenças, que podem ser prevenidas com a utilização frequente de técnicas de relaxamento. 

O relaxamento pode ser obtido através de várias técnicas como: respiração profunda, relaxamento muscular, música, meditação, visualizações, entre outros. Todos estes recursos criam um estado de quietude interior que desacelera o organismo e permite que ele se recomponha, ajudando a pessoa a recuperar-se. 

Muitas vezes, é também importante trabalhar a causa da ansiedade, pois, mesmo que consigamos eliminar o sintoma, se não percebermos a sua causa, ele, mais tarde ou mais cedo, voltará a aparecer.

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