Marcar Consulta
Avaliação Psicológica
O que é? 

A avaliação psicológica acompanha a prática da psicologia nas suas várias especialidades. O seu objectivo passa por dar resposta a um pedido de orientação por parte de uma escola, de um médico, dos pais, ou até do próprio cliente, como meio de diagnóstico principal ou complementar. 

Porquê a avaliação psicológica? 

Os objectivos da consulta de avaliação psicológica são vários, desde a descrição e compreensão do sujeito, seu diagnóstico, encaminhamento para intervenção (psiquiatria, terapia da fala, etc.), verificação de hipóteses, estudo do comportamento com base no estudo da personalidade, entre outros. 

Diagnóstico 

Identificar qual o tipo de problemas psicológicos que perturbam o cliente, confirmando ou não certas hipóteses diagnosticas (perturbação bipolar, perturbação de ansiedade, etc.). Este tipo de avaliação é essencial para determinar qual a gravidade da situação e para assegurar um encaminhamento correcto em termos de plano terapêutico. 

Avaliação das capacidades/ recursos 

Procura-se determinar qual o grau e a natureza de certas incapacidades psicológicas (memória, concentração, psicomotricidade, etc.) e qual a influência dessas incapacidades no desempenho das actividades de vida diária, utilizando testes específicos, avaliamos, numa base científica e objectiva, a justificação de determinadas queixas. 


Avaliação Neuropsicológica 

Procura-se despistar o aparecimento e desenvolvimento de perturbações do foro neurológico, utilizando testes de desempenho cognitivo para avaliação das funções cognitivas associadas a diferentes áreas cerebrais, enquanto método complementar de diagnóstico. 


Orientação Vocacional / Escolha Profissional/ Alterações Profissionais 

Procura-se fornecer uma orientação profissional ou de percurso de vida, com base na avaliação das aptidões intelectuais e das motivações afectivas perspectivando a construção ou reorganização de uma identidade profissional. 

Como se realiza uma avaliação psicológica 

1. Em primeiro lugar é realizada a entrevista clínica, na qual o psicólogo fala com o cliente (ou os pais, caso o sujeito da avaliação seja um menor) com o intuito de recolher informações sobre o motivo da avaliação psicológica, da recolha de dados? O psicólogo estabelece com o cliente uma relação facilitadora de expressão emocional e da problemática que o afecta, e explora as expectativas face à avaliação, a historia de vida, a história profissional (ou escolar), a história familiar, a historia de vida amorosa e afectiva, a história clínica (medico - psicológica), etc. 

2. Com base na informação recolhida na entrevista, o técnico selecciona uma bateria de testes, provas e questionários a realizar pelo cliente. Todos os instrumentos utilizados encontram – se traduzidos e aferidos para a população Portuguesa. São validados estatisticamente e fornecem medidas objectivas e padronizadas de funções psicológicas e características da personalidade. 

3. Análise e interpretação dos resultados 

4. Por fim, é entregue um relatório de avaliação psicológica que contém um resumo das observações feitas e os resultados das provas realizadas, bem como uma orientação para a resolução das dificuldades que o paciente apresentou (encaminhamento para consulta especializada de psiquiatria, psicoterapia individual, em grupo, etc.)

« voltar