Marcar Consulta
Acupunctura médica
A acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa.

Desde 2004 é, em Portugal, reconhecida pela Ordem dos Médicos que criou, nesse ano, a Competência Médica em Acupunctura.

A Acupunctura interpreta as manifestações dos processos patológicos integrando-as numa visão global da pessoa e, tradicionalmente, estabelecendo relações bem precisas entre a pessoa e o cosmos.

A doença seria a consequência de um desequilíbrio da circulação da energia – KI – no intricado sistema de meridianos. A recuperação da saúde conseguir-se-ia pela restauração desse equilíbrio por várias formas, uma das quais é a colocação de agulhas em pontos intervenientes na regulação da circulação energética no organismo humano.

A Acupunctura assenta num conjunto vastíssimo de conhecimentos milenares e a sua prática obedece a um rigoroso método de observação e diagnóstico que lhe é específico e sustenta as decisões do plano de tratamento.

Tradicionalmente, os tratamentos de acupunctura consistem na colocação de agulhas muito finas em pontos da pele bem determinados – os pontos de acupunctura – onde podem permanecer desde alguns segundos até mais de meia hora.

Actualmente é possível fazer a estimulação eléctrica das agulhas – electroacupunctura – bem como usar raios lazer em substituição das agulhas.

As agulhas actualmente usadas na prática médica da Acupunctura são esterilizadas e descartáveis.


O que é a auriculoterapia?

 A auriculoterapia está incluída na MTC e é um método de diagnóstico e terapêutico que usa a estimulação de pontos do pavilhão auricular que vão actuar em estruturas cerebrais como o tálamo, hipotálamo, córtex e formação reticular.
 
Está cientificamente comprovado, através de imagiologia cerebral ( RMN) que estas estruturas emitem respostas viscerais e somáticas pelas vias nervosas, produzindo reacções no sistema endócrino, musculosquelético e visceral.

Em que doenças é mais eficaz a Acupunctura?

Embora a Acupunctura possa ser utilizada para beneficiar um vastíssimo leque de situações clínicas agudas e crónicas, é nas patologias músculo-esqueléticas que melhor tem sido cientificamente possível demonstrar a sua eficácia.

No entanto, a acupunctura mostra na prática clínica que tem benefício no tratamento de um amplo conjunto de doenças funcionais para as quais o tratamento farmacológico nem sempre tem resultados satisfatórios.

Em que consiste a consulta de Acupunctura

- Exame clínico clássico convencional com realização de exames complementares de diagnóstico, se necessário
- Exame da orelha e diagnostico por MTC
- Auriculoterapia e, se necessário acupunctura geral somática
- Possibilidade de referenciação para Osteopatia, SCENARtherapy, Nutrição, Medicina Funcional Integrativa ou Psicologia.

« voltar