Marcar Consulta
Radicais livres de Oxigénio
Fazemos a medição do Potencial Biológico Antioxidante e dos Radicais Livres.
 
As nossas células utilizam Oxigénio para produzirem a energia de que necessitam. Nesse processo formam-se os Radicais Livres de Oxigénio que são átomos alterados de Oxigénio muito reactivos e instáveis. Em fracções de segundo ligam-se a lípidos, minerais, vitaminas ou aminoácidos alterando-os.

Estas alterações silenciosas e lentas criam lesões nas estruturas celulares – membrana celular, organelos do citoplasma e núcleo – que estão na base do envelhecimento, das doenças degenerativas e do cancro.

Quando o organismo se encontra em equilíbrio saudável, 5% do Oxigénio utilizado na respiração celular é transformado em Radicais Livres de Oxigénio que ajudam a combater bactérias e vírus, facilitam a morte normal das células envelhecidas e das células anormais ou precursoras de cancro.

As nossas células saudáveis têm mecanismos específicos para se defender do ataque destes Radicais Livres de Oxigénio através de enzimas, vitaminas e minerais que constituem o Potencial Biológico Antioxidante.

A produção excessiva de Radicais Livres de Oxigénio sem a presença da quantidade necessária e suficiente do Potencial Biológico Antioxidante dá origem ao Stress Oxidativo.

O Stress Oxidativo é agravado pelo fumo de tabaco activo ou passivo, actividade física intensa, alimentação inadequada com presença de elevadas quantidades de aditivos alimentares, exposição solar excessiva e a radiações ionizantes, intoxicação por metais pesados e doenças associadas a processos inflamatórios.

O Stress Oxidativo é considerado o principal factor do o processo de envelhecimento e cria as condições favoráveis ao desenvolvimento de múltiplas doenças degenerativas e cancro.

A terapêutica antioxidante deve pois ser feita de uma forma controlada.

A quantificação da produção de Radicais Livres de Oxigénio e do Potencial Biológico Antioxidante, permite diagnosticar a existência de stress oxidativo e decidir a correcta terapêutica antioxidante bem como avaliar a sua eficácia.

« voltar