Marcar Consulta
Estudo de metais e minerais
Os minerais são elementos constituintes indispensáveis do nosso organismo. Devem estar presentes na quantidade adequada para possibilitarem um equilibrado estado de saúde e bem-estar.


Os metais tóxicos ou metais pesados
Os metais tóxicos foram introduzidos no nosso quotidiano há muito séculos, mas passam a assumir um papel especialmente nefasto no mundo moderno industrializado.

Os metais tóxicos estão presentes no ar, na água, na alimentação, na cosmética, no vestuário, nos materiais de construção, mas também nos medicamentos.

Como são estranhos ao nosso organismo os nossos sistemas bioquímicos não têm capacidade de metabolizar nem de os excretar. Os metais tóxicos são «armazenados» preferencialmente nas células gordas. O cérebro é o órgão com maior quantidade percentual de gordura. Isso poderá justificar a associação entre doenças neurológicas degenerativas e mentais e intoxicação por metais pesados.

Nos últimos anos inúmeras investigações científicas têm associado a intoxicação por metais pesados a um grande número de doenças degenerativas, doenças auto-imunes, síndromes inflamatórios e perturbações do comportamento e diminuição das capacidades cognitivas.

Os metais pesados mais frequentemente diagnosticados em excesso na nossa casuística são: Mercúrio, Alumínio, Níquel e Chumbo.

O diagnóstico e tratamento da correcta composição corporal de metais são um pilar da maior importância em Medicina Integrada curativa e preventiva.


Os metais e os minerais e a saúde
São de 3 tipos as alterações dos minerais que se tornam prejudiciais para a saúde:
  • Deficiência de minerais habituais do nosso organismo;
  • Quantidade excessiva de minerais habituais do nosso organismo;
  • Presença de metais pesados – metais que não fazem parte da normal constituição do nosso organismo.

O tratamento das patologias relacionadas com qualquer destas situações passa pelo estabelecimento de um diagnóstico que permita detectar e quantificar os metais no nosso organismo.


Pesquisa e quantificação de metais
A pesquisa e quantificação de metais e minerais são feitas no cabelo, na urina, no soro e no eritrócito (glóbulo vermelho). Em cada tecido assume um significado específico.

« voltar