Marcar Consulta
Bioimpedância
A avaliação da composição corporal  é feita através de um equipamento de bioimpedância que fornece dados de relevo:

Massa Adiposa
Os resultados são apresentados em Kg e em % e dizem respeito à quantidade de gordura que existe no organismo. Olhando para o gráfico que é impresso aquando da medição, deve verificar se está dentro a zona verde, que é o desejável.

Massa Não Adiposa
Diz respeito a todo o peso do corpo que não é gordura (osso, músculo e água).

Índice de massa corporal (IMC)
É um índice calculado através da seguinte fórmula: peso/altura2 e os pontos de referência para adultos, são:
<18,5 kg/m2 – Baixo peso
18,5 -24,9 kg/m2 – Peso normal 
25-29,9 kg/m2 – Excesso de peso  
> 30 kg/m2 – Obesidade

Mais importante do que o valor do peso e do IMC é a quantidade de massa gorda, massa isenta de gordura e de água. Pode acontecer de ter um IMC normal mas mesmo assim querer perder/aumentar de peso. O que interessa é que esteja dentro dos parâmetros normais que é um intervalo e não um valor fixo igual para toda a gente. 

Taxa metabólica basal 
É a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo gasta (precisa) durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos. É a quantidade que necessita para sobreviver e portanto sem contar com a actividade física. Aumentos de massa muscular permitem que a taxa metabólica basal aumente. Planos alimentares desregulados que levem a perda de massa muscular, levam à diminuição desta taxa e dificultam a perda de peso.

Água corporal
É a quantidade de água que o se organismo possui. Deve verificar no gráfico que é impresso aquando da medição, se se encontra na zona verde e, portanto, se possui valores de água dentro da normalidade. Muitas situações podem potenciar retenção de líquidos e por isso, o valor de água pode estar aumentado. Em casos de desidratação, o valor estará baixo.

Para crianças e jovens até aos 18 anos – todos os valores medidos devem ser comparados com valores de referência específicos que serão mostrados e explicados na sua consulta.

« voltar