Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Viva mais tempo – coma oleaginosas!
Nutrição Funcional
Viva mais tempo – coma oleaginosas!
03 Dezembro 2013

Uma investigação publicada no The New England Journal of Medicine mostrou mais uma vez que o consumo de oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, noz do brasil,…) é benéfico.

Foram avaliadas 76.464 mulheres do Nurses' Health Study (1980–2010) e 42.498 homens do Health Professionals Follow-up Study (1986–2010). Indivíduos com história de cancro, doença cardíaca ou enfarte, foram excluídos. O consumo de oleaginosas foi verificado a cada 2 anos e todos os participantes foram divididos em dois grupos: os que nunca comiam ou raramente consumiam oleaginosas e sementes e os que consumiam regularmente ou até todos os dias.

As associações encontradas foram claras: o consumo regular de oleaginosas reduz em 20% o risco de morrer devido a doenças cardiovasculares, problemas respiratórios e até cancro. Aqueles que comeram frutos secos uma vez por semana apresentaram uma redução de 7% no risco de doenças, duas vezes por semana 13% a menos, cinco a seis vezes 15% e sete ou mais vezes 20% menor probabilidade de morte.
 
Estes alimentos são riquíssimos do ponto de vista nutricional: vitamina E, ácido fólico, proteínas, fibras, cobre, cálcio, manganésio, gorduras polinsaturadas, fitoquímicos. Embora este estudo não possa estabelecer uma relação causa-efeito, pelo menos permite reforçar o papel benéfico destes alimentos na saúde e na prevenção de doenças.
 
Consuma oleaginosassementes (ao natural) todos os dias, por exemplo a meio da manhã para acompanhar uma peça de fruta.


Antioxidantes
Dieta mediterranica
Nutrição e inflamação
Nutrição para a saúde
Oleaginosas
Prevenção cardiovascular
Prevenção do cancro
Publicado por:
Nutrição Funcional
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password