Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Vitamina K ajuda a controlar o peso pós menopausa
25 Setembro 2012

Muitas mulheres enfrentam problemas de ganho de peso depois da menopausa e uma investigação publicada no British Journal of Nutrition mostra que suplementação com vitamina K pode ajudar nesta fase.

A osteocalcina é uma proteína dependente da vitamina K e que se encontra no osso e em circulação. Valores elevados de osteocalcina carboxilada (activa) reflectem um bom nível de vitamina K no organismo, assim como valores elevados de osteocalcina não carboxilada (inactiva) reflectem níveis desadequados de vitamina K. A osteocalcina é importante para o metabolismo ósseo e quando libertada para a circulação, afecta também o metabolismo dos açúcares. A descida de estrogénios que ocorre na menopausa altera a activação e produção da osteocalcina e pode ser uma das razões para o aumento de peso que costuma ocorrer.

Suplementação com vitamina K foi associada no estudo a melhor controlo do peso corporal e a menor gordura abdominal em mulheres numa fase pós menopausa. Por comparação com as participantes que receberam placebo, as senhoras suplementadas não aumentaram de peso.

Esta pode ser mais uma possibilidade numa fase que pode ser complicada se não houver o apoio adequado.

Comentários:
- O programa Vitality possibilita apoio multidisciplinar nesta fase de mudanças – a menopausa.

Nota: imagem retirada daqui.


Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password