Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Vitamina E previne ou promove o cancro?
27 Abril 2012

A actividade preventiva da vitamina E no cancro tem sido sugerida por muitos estudos epidemiológicos. No entanto, vários ensaios clinicos realizados em humanos com α-tocoferol, a forma mais conhecida e utilizada de vitamina E, não conseguiu mostrar um efeito preventivo do cancro.
A comunidade científica e o público em geral são confrontados frequentenmente com uma pergunta: "Será que a vitamina E previne ou promove o cancro?"
De acordo com um novo estudo, publicado online este mês na revista Cancer Prevention Research,realizado em modelos animais, existem duas formas de vitamina E (gama e delta tocoferóis) que podem ajudar a prevenir o aparecimento de cancro do cólon, pulmão, mama e próstata.
Estas duas formas de vitamina E podem ser encontradas nas oleaginosas e azeite e apresentam efeito protector enquanto o tipo de vitamina E mais frequentemente usado em suplementos de vitamina E, o alfa-tocoferol, não traz o mesmo benefício.

Comentários:
- Esta é mais uma prova de que a nutrição, os nutrientes e os alimentos devem estar sempre em cima da mesa em qualquer processo terapêutico. No entanto, é importante identificar as diferentes formas de vitamina E. Para as pessoas que necessitam de tomar suplementos de vitamina E, devem optar por alimentos que possuam esta vitamina e por suplemento de confiança do profissional de saúde que a acompanha, à luz do conhecimento que já existe hoje em dia.

Nota: Imagem retirada daqui.


Nutrição na doença
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password