Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Vitamina E pode prevenir e tratar casos de cancro
22 Março 2013

Uma equipa de investigadores identificou uma propriedade anti-cancerígena na vitamina E.

De acordo com um recente estudo publicado no Science Signaling, os investigadores demonstram que uma forma especifica de vitamina E inibe a activação de uma enzima que é essencial para a sobrevivência de células cancerígenas da próstata. Com a perda dessa enzima – chamada Akt – a célula do tumor morre.

A forma mais comum de vitamina E pertence a uma variedade chamada tocoferol. Neste estudo, os investigadores mostraram que, dos tocoferóis testados, a forma gama-tocoferol é a mais potente.

Trata-se do primeiro estudo que demonstra que a vitamina E encontrada no azeite e nas oleaginosas apresenta benefícios em termos de prevenção e tratamento do cancro. O investigador principal esclarece que a vitamina E vendida nas farmácias e supermercados não traz o mesmo efeito uma vez que é constituída essencialmente por alfa-tocoferol. É necessário uma elevada dose da substância para que ela funcione como medicamento no combate ao cancro.  Através da manipulação da estrutura da molécula da vitamina E descobriu-se que a eficácia do novo agente  é 20 vezes mais elevada do que a própria vitamina.
 
Comentários:

- Esta é mais uma prova de que a nutrição, os nutrientes e os alimentos devem estar sempre em cima da mesa em qualquer processo terapêutico. No entanto, é importante identificar as diferentes formas de vitamina E. Para as pessoas que necessitam de tomar suplementos de vitamina E, devem optar por alimentos que possuam esta vitamina e por suplemento de confiança do profissional de saúde que a acompanha, à luz do conhecimento actual.


Nutrição e inflamação
Nutrição para a saúde
Oleaginosas
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password