Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Vitamina D e função reprodutiva
09 Junho 2011

Há muito tempo que se sabe que os níveis de vitamina D no plasma sanguíneo são importantes para a função reprodutiva em vários animais, mas actualmente novos estudos têm demonstrado essa relação em seres humanos.

A Vitamina D aumenta a velocidade com que os espermatozóides se movimentam e influencia o seu funcionamento.

Um novo estudo, publicado no Oxford Journal of Human Reproduction, que incluiu 300 homens saudaveis mostrou uma correlação positiva entre a percentagem de espermatozóides móveis e os níveis plasmáticos de vitamina D. Os resultados indicam, ainda,  que a estimulação de espermatozóides humanos em laboratório com vitamina D activada pode aumentar o impulso deles para frente.
Este estudo não é suficiente e não deve ser usado para mudar as práticas de tratamento de fertilidade existentes. No entanto, sugere que vitamina D desempenha um papel importante na fertilidade masculina.

Comentários:
- Vários trabalhos cientificos têm demonstrado associações positivas entre a ingestão de antioxidantes, zinco e vitaminas e a qualidade do sémen. É por este motivo que nas consultas de preparação para a maternidade nos preocupamos com o estado nutricional da futura mamã mas também do futuro papá.

- Aproveite o facto de viver em Portugal e tente apanhar pelo menos 10 - 20 min/ dia de sol. (em contacto com o sol, o nosso organismo é capaz de produzir esta fantástica vitamina) e inclua também na sua alimentação algumas das fontes naturais mais ricas em vitamina D como o azeite, o óleo de linhaça e a sardinha contribuindo para aumentar significativamente a quantidade de vitamina D ingerida.


Nota: Imagem retirada daqui


Gravidez e amamentação
Vitamina D
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password