Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Vitamina D associada à proteção do cancro do cólon
04 Março 2011
As formas principais de vitamina D  são conhecidas como vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal).

Desde 1940 que numerosos estudos sugerem a associação entre a Vitamina D e o baixo risco de desenvolver determinados cancros. De acordo com a recente meta-análise do International Journal of Cancer os elevados niveis sanguineos de vitamina D estão associados à redução do risco do cancro cólon-rectal. A análise dos dados revelam que por cada 10 nanogramas por mililitro aumentado de vitamina D (na forma 25-hidroxi-vitamina D)  o risco de cancro cólon-rectal diminui 15%. Por outro lado, a associação entre os níveis de vitamina D e o risco de cancro de próstata de cancro de  mama não são conclusivos. Os  autores referem que  para avaliar se os valores de vitamina D são, ou não,  um factor de risco para o cancro cólon-rectal são necessários mais estudos randonizados.
 
Comentários:
- A  vitamina D tem demonstrado efeito benéficos em diferentes orgão e patologias. Actualmente a maior parte de nós, devido às nossas actividades profissionais, e ao cuidado, por vezes excessivo do contacto com o sol, apresenta baixos níveis de vitamina D. 
- Aproveite o facto de viver em Portugal, um dos paises com mais sol da Europa, e aproveite os raios de sol do inverno - tente apanhar pelo menos 10 - 20 min/ dia. (em contacto com o sol, o nosso organismo é capaz de produzir esta fantástica vitamina).
- E porque não incluir na sua alimentação algumas das fontes naturais mais ricas em vitamina D como os de óleos de pressão a frio (azeite, óleo de linhaça)  e os peixes gordos ( sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda) contribuindo para aumentar significativamente a quantidade de vitamina D ingerida.
 
Nota:imagem retirada daqui

Prevenção do cancro
Vitamina D
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password