Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Uso de antibióticos pode afetar o peso corporal
Helena Santos
Uso de antibióticos pode afetar o peso corporal
07 Janeiro 2014

No inicio do ano, fala-se sempre muito de começar a perder peso. E talvez uma das resoluções de ano novo deva ser: equilibrar a flora intestinal e/ou tomar antibióticos só mesmo quando não há outra hipótese.

Os antibióticos já foram muito usados pela indústria para fazer crescer gado, perús e galinhas. Era administrado em pequenas doses ao longo de muito tempo e o efeito era notório (até cerca de 15% de aumento).

Diversos estudos mostram que nos humanos o efeito pode ser semelhante. A alteração da flora intestinal causada pelo uso dos antibióticos pode ter efeitos negativos no peso corporal.

Uma investigação publicada na Nature e feita em ratinhos, verificou ao fim de 7 semanas, que os ratinhos tratados com antibióticos pesavam o mesmo que os controlos mas tinham mais 10 a 15% de massa gorda e cresceram a um ritmo mais elevado. A composição da flora intestinal destes ratinhos estava alterada, bem como o metabolismo dos hidratos de carbono e gorduras. 

Um outro estudo publicado no International Journal of Obesity avaliou mais de 11 mil crianças. As crianças expostas a antibióticos nos primeiros 6 meses de vida eram mais propensas a ter um maior índice de massa corporal e a terem excesso de peso aos 3 anos de idade (por comparação com crianças que não necessitaram de medicação).

Estas investigações precisam ainda de ser aprofundadas e alargadas a outras idades, mas já nos deixam a certeza da importância da flora intestinal e da sua recuperação sempre que esta esteja desequilibrada.

Os probióticos são necessários durante vários meses após a toma de antibioterapia para repor/equilibrar a flora intestinal. O desequilíbrio desta flora altera a forma como metabolizamos os nutrientes e deixa-nos também mais frágeis imunologicamente.


Flora intestinal e probióticos
Obesidade
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password