Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Uma dieta rica em antioxidantes diminui o risco de infarte do miocárdio em mulheres!
27 Setembro 2012

Um recente estudo publicado no The American Journal of Medicine refere que uma dieta rica em antioxidantes, principalmente vindo de frutas e legumes, pode significativamente reduzir o risco de enfarte do miocárdio.

A capacidade antioxidante total da dieta teve em conta todos os antioxidantes e a sua sinergia, de forma a avaliar como é que a capacidade antioxidante está associada com o infarte agudo do miocárdio nas mulheres de meia-idade e idosas.O estudo seguiu 32.561 mulheres suecas entre os 49-83 anos durante 10anos. As mulheres responderam a um questionário de frequência alimentar e a capacidade antioxidante total da dieta foi calculada usando valores de capacidade de absorção do radical oxigénio.

Durante o follow-up foram identificados 1.114 casos novos de infarte do miocárdio. As Mulheres do grupo com  maior capacidade antioxidante total tiveram um risco 20% mais baixo, e consumiram quase 7 porções por dia de frutas e legumes, que eram quase 3 vezes mais do que as mulheres com menor capacidade antioxidante, e que na média consumiu 2,4 porções.

Comentários:
- Tendo em conta que o aumento do stress oxidativo é, a longo prazo, responsável não só pelo envelhecimento dos órgãos, mas também por uma série de patologias, a avaliação dos níveis de stress oxidativo (através de uma análise sanguínea), a detecção da causa do desequilíbrio e a sua correcção, são fundamentais para a manutenção de saúde óptima e prevenção da doença.  A suplementação é uma forma de assegurar quantidade e variedade de antioxidantes. No entanto, não deve descurar a alimentação, rica em frutas e legumes frescos.

Nota: imagem retirada daqui.


Antioxidantes
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password