Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Tipo de alimentação associado ao risco de cancro cólo-rectal
21 Dezembro 2012

De acordo com um recente estudo publicado no jornal Cancer o elevado consumo de alimentos “fritos” e refrigerantes  pode aumentar o risco de desenvolvimento precoce de cancro de cólon em indivíduos com Síndrome de Lynch. O Síndrome de Lynch é uma doença hereditária caracterizada por um risco elevado de desenvolver cancro colo-rectal, cancro do endométrio, e outros tipos de cancro em idade precoce. A síndrome é causada por mutações nos genes envolvidos na reparação do ADN.
A amostra incluiu 486 pessoas e avaliação da ingestão alimentar foi recolhida através de um questionário de frequência alimentar. Durante os 20 meses foram detectados 58 pessoas com adenomas colo- rectais (lesões pré-cancerosas no cólon) e foram identificados 4 padrões alimentares, que se caracterizavam da seguinte forma:

1. “Prudente" : legumes, cereais integrais, iogurte e queijo com baixo teor de gordura, aves, peixes e chá;
2. "Carne" : aves, carne bovina, carne de porco, alimentos processados e café;
3. "Snack" : pequenos lanches de batatas fritas, pão, manteiga, doces e refrigerantes;
4. "Cosmopolitan": rico em vegetais de folhas verdes, tomate, grãos refinados, peixe e vinho.

Após o ajuste para factores como a idade e tabagismo verificou –se que quem apresentava um consumo mais elevado do padrão "prudente" teve um menor risco de desenvolver adenomas comparativamente ao padrão  da"carne"e“snack”.

Comentários:
- Constata-se, uma vez mais, a influência dos hábitos alimentares no desenvolvimento de cancro. Verificando- se que, mesmo que exista um factor hereditário que potencia o desenvolvimento de cancro, pode ser possível modificar esse risco, adoptando um estilo de vida saudável, particularmente um padrão alimentar equilibrado.

Nota: imagem retirada daqui.


Nutrição para a saúde
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password