Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Tâmaras podem ajudar na doença de Alzheimer
Núcleo de Nutrição
Tâmaras podem ajudar na doença de Alzheimer
28 Dezembro 2015
Uma investigação publicada no Journal of Ayurveda and Integrative Medicine mostrou benefícios das Tâmaras na doença de Alzheimer.

As tâmaras são frutos que fornecem bastantes fibras e são ricas em polifenóis e antioxidantes naturais: antocianinas, ácido ferúlico, ácido protocatecuico e ácido cafeico. Estes compostos já demonstraram ter efeito neuroprotetor em diversos modelos de estudo.

Nesta investigação foram usados ratinhos com doença de alzheimer e foram alimentados com alimentação normal ou com alimentação suplementada com tâmaras. Foram avaliadas funções como memória espacial, capacidade de aprendizagem, coordenação psicomotora, comportamento relacionado com a ansiedade e níveis de proteína beta amilóide.

Os resultados foram melhores nos ratinhos suplementados com tâmaras e ainda maior nos ratinhos que comeram mais quantidade (4% do valor energético total). Os ratinhossem tâmaras viram o seu desenvolvimento ter uma evolução muito negativa e a quantidade de proteína beta amilóide aumentada.

Apesar de ser um estudo em animais, trata-se de um resultado muito positivo e podemos por isso recomendar a ingestão diária de tâmaras pela sua riqueza nutricional.

Nutrição e Cerebro
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password