Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Suplementação de iodo para mamãs e futuras mamãs
03 Setembro 2013

A 26 de Agosto foi publicado um documento de Orientação da Direção Geral de Saúde relativamente ao iodo e às mulheres que pretendem ser mamãs, estão grávidas ou a amamentar. A partir de agora serão aconselhadas pelos seus médicos a fazer uma suplementação de 150 a 200 μg/dia de iodo na forma de iodeto de potássio. O medicamento vai começar a ser vendido nas farmácias em breve.

A falta de iodo pode levar a alterações cognitivas nas crianças com diminuição do seu quociente de inteligência. Este elemento é fundamental no desenvolvimento do cérebro e maturação do feto, principalmente até às 20 semanas de gestação.
A realidade portuguesa foi divulgada em 2010 através de um estudo que avaliou 3631 grávidas em 17 maternidades do interior, litoral e regiões autónomas. Verificou-se que apenas 17% das mulheres tinham valores de iodo que estavam de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Assim, se pensa engravidar, está grávida ou a amamentar informe-se com os profissionais de saúde que a acompanham. Tenha em atenção que se está a fazer algum suplemento vitamínico e mineral este já pode conter iodo e talvez não precise de suplementação extra.
Peixe, mariscos, algas e sal tradicional marinho são fontes de iodo que podem ser usadas no dia-a-dia.

Orientação nº 011/2013 de 26/08/2013.


Gravidez e amamentação
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password