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Gisela Carrilho
Sumo de tomate-cereja pode melhorar a qualidade e duração do sono
25 Novembro 2011
Uma equipa de investigadores do Reino Unido descobriu que beber sumo de tomate cereja melhora muito a qualidade e duração do sono.
Neste estudo, os individuos ​​consumiram uma porção de 30ml de sumo de tomate cereja e um sumo  placebo duas vezes ao dia durante uma semana.
As amostras de urina dos participantes foram recolhidas antes e durante o estudo, a fim de medir os níveis de melatonina, a hormona que regula o ritmo circadiano do corpo, ou seja, o relógio interno que controla os padrões de sono.

Durante o estudo, os participantes mantiveram um diário do sono e usavam um relógio especial que monitorava os seus padrões de sono.
O estudo revelou que quando as pessoas consumiram sumo de tomate-cereja  o seu nível de melatonina urinária aumentou até 16% em apenas uma semana.

O relógio especial também mostrou que essas pessoas registavam mais 25 minutos de sono por noite, o que se traduzia num aumento de 5-6% nos seus níveis de "eficiência do sono" - a medida global da qualidade do sono.

Comentários:
- Este é o primeiro estudo a mostrar evidência directa de que a adição de sumo de tomate cereja à dieta alimentar pode levar a um aumento nos níveis de melatonina e melhorar o sono em adultos saudáveis. Deste modo, também pode ser usado como terapêutica  em individuos com insónia e que possuam alterações do sono provocados pela prática de turnos ou jet lag.

Nota: Imagem retirada daqui.

Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
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