Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Sumo de beterraba aumenta a performance dos ciclistas
22 Julho 2011

De acordo com um recente estudo, publicado no journal Medicine and Science in Sports and Exercise, o sumo de beterraba pode melhorar a performance de um ciclista.

A investigação incidiu sobre os efeitos da suplementação aguda de nitratos na alimentação do atleta na produção de energia, VO2máx  e desempenho durante provas de ciclismo.

O VO2máx é a variável fisiológica que melhor descreve a capacidade funcional dos sistemas respiratório e cardiovascular. Representa a capacidade máxima de integração do organismo em captar, transportar e utilizar o oxigénio para processos aeróbios de produção de energia durante a contração muscular.


O Sumo de beterraba é uma fonte natural de nitrato, que os investigadores pensam ser o ingrediente activo que contribui para o aumento do desempenho do atleta. O nitrato tem dois efeitos fisiológicos:
- aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e permitindo maior fluxo sanguíneo e reduz a quantidade de oxigénio necessária para os músculos durante a actividade física. 

Em média, os ciclistas foram 11 segundos mais rápido ao longo dos 4 km de distância e 45 segundos mais rápido ao longo dos 16,1 km de distância. Os resultados indicam que a suplementação de nitrato permite ao sistema cardio-vascular e aos músculos dos ciclistas agir de forma mais eficiente produzindo mais energia para o mesmo nivel de esforço (VO2máx).

Comentários:
- O sumo de beterraba também contém outros compostos metabólicamente activos que podem influenciar nas respostas fisiológicas ao exercício, incluindo betaína, antioxidantes e polifenóis.
- O mundo dos batidos já lhe é familiar mas experimente agora os sumos de legumes, onde deve incluir a beterraba. Sugerimos que adicione outros legumes,como a cenoura, ou uma fruta, como a maça ou a pêra, para tornar este sumo mais doce. E porque não, juntar umas pedras de gelo!
Boas pedaladas!

Imagem retirada daqui


Antioxidantes
Associações alimentares
Nutrição e Desporto
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password