Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Sistema imunitário mais forte com vitamina D
24 Outubro 2011

A tuberculose mata 1,8 milhões de pessoas todos os anos. Toda a investigação que possa permitir descobrir formas de melhoria do sistema imunitário nos indivíduos afectados, será com certeza uma mais valia.

É o sistema imunitário que combate a infecção contra o  Mycobacterium tuberculosis. As células T libertam Interferão-γ, que vai levar a cabo uma série de reacções que permitirão o combate ao agente invasor por parte dos macrófagos. Esta cascata de sinalização antimicrobiana, é dependente da vitamina D.

 Na Science Translational Medicine, foi publicado este mês um artigo que verificou que o  Interferão-γ tem muito menos efeito antimicrobiano em sangue de indivíduos africanos (pele mais escura, logo menos produção de vitamina D e mais susceptibilidade à doença).
A suplementação com Vitamina D permitiu restaurar a capacidade de funcionamento e todo o mecanismo que permite o combate à infecção pelo Mycobacterium tuberculosis.  A vitamina D é portanto necessária para a imunidade adquirida para ultrapassar a capacidade de agentes invasores invadirem células do corpo e impossibilitarem mecanismos antimicrobianos.

Quer para a imunidade inata quer para a adquirida, a vitamina D é fundamental! Agora é também reconhecida como mais uma ferramenta no combate da tuberculose.

Comentários:
- Apanhar sol todos os dias pelo menos 10 a 15 minutos é fundamental para a produção de vitamina D;
- Alimentos como fígado, peixes, ovos possuem alguma vitamina D;
- Em muitos casos acaba por ser necessário recorrer a suplementação.

Nota: imagem retirada daqui.


Nutrição na doença
Vitamina D
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password