Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Sementes de chia podem ajudar na perda de peso
Núcleo de Nutrição
Sementes de chia podem ajudar na perda de peso
05 Setembro 2016
Uma investigação realizada em animais e publicada no The British Journal of Nutrition mostrou os benefícios das sementes de chia no controlo de peso e complicações associadas.

O estudo avaliou a ingestão de sementes de chia na resistência à insulina e dislipidemia, induzidas por uma alimentação rica em açúcar.
2 investigações foram conduzidas. Numa, os ratinhos foram alimentados com uma ração rica em sacarose mas com sementes de chia como fonte de gordura. Nestes ratinhos verificou-se que não ocorreu dislipidemia, nem resistência à insulina após 3 semanas.

Noutra parte da investigação, após 3 meses com uma alimentação rica em açúcar, os ratinhos possuíam dislipidemia e resistência à insulina. Entre os meses 3 e 5, metade dos animais continuou a mesma alimentação e outra metade fez igualmente uma alimentação rica em sacarose, mas com as sementes e chia como fonte de gordura. O grupo controlo recebeu uma alimentação em que a sacarose foi substituída por amido de milho. Os resultados mostraram que a introdução das sementes de chia melhorou parâmetros lipídicos e ainda diminui a adiposidade dos animais.

Claro que este é um estudo em animais e difícil de reproduzir em humanos. O processo de perda de peso é influenciado por muitos factores. Mas se gosta de sementes de chia, use-as!


Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Obesidade
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password