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Sementes de chia aumentam ácidos gordos essenciais e anti-inflamatórios
Núcleo de Medicina
Sementes de chia aumentam ácidos gordos essenciais e anti-inflamatórios
07 Setembro 2015
Os ómega 3 são gorduras com um papel fundamental no organismo. O EPA é um potente anti-inflamatório e o ALA (ácido linolénico) é um ácido gordo essencial, que não sendo produzido pelo corpo tem de ser ingerido pela alimentação.

A transformação de ALA em EPA não é muito grande e por isso muitas vezes acaba por se sugerir a ingestão de fontes directas de EPA (cuja principal fonte é o pescado) acreditanto que a conversão de ALA em EPA será muito baixa. Esta conversão pode diminuir na presença de muitos ómega 6, na falta de algumas vitaminas e minerais como Biotina, cálcio, cobre, magnésio, zinco.

Mas, investigações já demonstraram que talvez a conversão não seja assim tão pequena. Por exemplo, durante 7 semanas mulheres pós-menopausa ingeriram diariamente 25g de sementes de chia moídas e no fim desse período a quantidade de ALA tinha aumentado 138% e a de EPA 30%.

Seja vegetariano ou não, as sementes de chia e as de linhaça também, são boas opções de fontes de ALA que ajudarão a aumentar os ácidos gordos que o seu corpo precisa para conseguir ter equilíbrio inflamatório. Se também come peixe, ainda melhor!

Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
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