Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Sementes de cacau consideradas um "super fruto"
25 Fevereiro 2011
De acordo com o novo estudo publicado no Chemistry Central Journal as sementes de cacau fornecem um valor nutritivo superior à sua composição nutricional e por esse motivo deve ser chamado de "super fruto".
   Numerosas fontes populares desenvolveram listas de "Super Alimentos" e, mais recentemente, "Super Frutos". Tais distinções são muitas vezes baseadas na capacidade antioxidante e teor de compostos naturais, tais como polifenóis,  presentes nessas frutas ou sumos de fruta, que podem estar ligados a potenciais benefícios para a saúde.
 
O Cacau em pó e o chocolate negro são feitos a partir de um extracto de sementes do fruto do cacaueiro.
Neste estudo, o objectivo foi comparar o cacau em pó e os seus derivados com sumos de frutos frequentemente considerados "super frutas", nomeadamente o açaí, os mirtilos, as amoras e a romã.
As variáveis analisadas dizem respeito à capacidade antioxidante e conteúdo em polifenóis e flavonóides totais.
 
Entre os vários  frutos que foram testados, o cacau em pó e o chocolate negro foram as fontes com maior poder antioxidante, teor de polifenóis e flavonóides.
 
 
Comentários:
- Já tinhamos publicado outros estudos acerca do papel benéfico do chocolate preto na prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, aproveitamos este estudo para aconselhar novamente a toma deste "comprimido" - um quadrado de um bom chocolate preto, mas com mais de 80% de cacau, desfrutando de todos os seus beneficios nutricionais e funcionais. 
 

Antioxidantes
Curiosidades
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password