Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Saúde do coração em risco com alimentação pobre em hidratos de carbono e rica em proteínas
Gisela Carrilho
Saúde do coração em risco com alimentação pobre em hidratos de carbono e rica em proteínas
08 Fevereiro 2013

De acordo com um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ)  uma alimentação de baixo teor em hidratos de carbono e concomitantemente rico em proteínas acarreta consequências sobre a saúde cardiovascular.

Este estudo de coorte, randomizado, realizado na Suécia, envolveu 43.396 mulheres com idades entre 30 a 49 anos que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e foram acompanhadas aproximadamente durante 15,7 anos.

Foi avaliado a associação entre novos casos de doenças cardiovasculares e a diminuição da ingestão de hidratos de carbono (HC) e o aumento do teor de proteínas na dieta, fazendo-se os ajustes necessários.

A diminuição na ingestão de HC ou o aumento na ingestão de proteínas foram estatisticamente significativos na associação com o aumento na incidência de doenças cardiovasculares. 

  • É de conhecimento geral que com o objectivo de perda de peso, são muitas as pessoas, especialmente mulheres em idade adulta activa, que recorrem a dietas com reduzido teor de HC e alto teor de proteínas, sem considerar a natureza dos HC ou a fonte das proteínas.

  • Neste sentido alertamos, uma vez mais, para a perigosidade destas dietas pois o risco associado de doenças cardiovasculares (AVC, doença arterial periférica, etc) para quem apresenta esta prática está muito aumentado. Por isso, o ideal é seguir dieta alimentar variada, equilibrada e completa em todos os macro e micronutrientes.

Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password