Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Salsa e endro para combater o cancro
Núcleo de Nutrição
Salsa e endro para combater o cancro
19 Setembro 2016
No Journal of Natural Products foi publicada uma investigação que mostra que compostos extraídos da salsa e do endro têm características anti cancerígenas que podem ser de muito interesse.
Actualmente o tratamento mais usado em situações de carcinoma é a quimioterapia que pretende atingir a capacidade mitótica das células – capacidade de se dividirem. As células cancerígenas dividem-se muito mais rapidamente que todas as outras células normais.
O estudo pretendeu avaliar a eficácia de produtos extraídos da salsa e endro precisamente nesta capacidade de divisão celular. O mesmo medicamento que já está a ser produzido para quimioterapia mas que tem um processo complexo e longo de produção laboratorial, pode ver a sua produção facilitada, graças a estes investigadores e a substratos naturais como os encontrados na salsa e endro.

O produto final foi testado em embriões de ouriços e em células cancerígenas humanas. Os embriões de ouriços servem como modelo de verificação de efeitos em células de divisão rápida. É possível avaliar alterações microscopicamente. Também foram feitos estudos com células de cancro do pulmão, pele, próstata, mama, cólon, ovário.
Os resultados mostraram que o produto testado limitou o crescimento de céluas cancerígenas e não foi tóxico para as células normais usadas como controlo.

Este é apenas mais um passo nos avanços dos tratamentos contra o cancro, mas parece-nos de ressalvar que s eprocure nos substratos que a natureza nos dá, ajuda para encontrar soluções.
Não esqueça de manter as suas defesas antioxidantes em bom estado, comendo muitas frutas, legumes e usando ervas aromáticas e especiarias todos os dias.
 

Nutrição na doença
Prevenção do cancro
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password