Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Resveratrol – amigo do coração mas também do cérebro
26 Dezembro 2011
A investigação sobre o resveratrol (o famoso antioxidante presente na grainha e casca das uvas e no vinho tinto) continua a impressionar. Os seus efeitos anti-aging não são só visíveis a nível cardiovascular, mas também a nível cerebral.

As células da glia são responsáveis por regular a inflamação a nível cerebral. Quando estas células têm algum tipo de desregulação há acumulação de placa beta amilóide que é a marca do risco e declínio que ocorre na doença de Alzheimer. A activação da microglia (macrófagos residentes no cérebro) é característica deste processo. Em estudos animais, o resveratrol inibe o processo de formação da placa beta-amilóide (pela acção anti-inflamatória e não só).

Outro pormenor interessante é que além do cérebro, o fígado é um órgão com elevado teor de gordura. As gorduras destes órgãos estão intimamente ligadas com o estado de saúde. Alimentos/nutrientes que protejam o fígado protegem também o cérebro e vice-versa. Em animais em que foi induzida obstrução biliar e por consequência ocorreu dano hepático, verificou-se que a toma de resveratrol reduziu a inflamação (TNFα e IL6), diminui os valores de enzimas hepáticas e aumentou a esperança de vida dos animais.

Estas são apenas pistas para que se façam mais estudos com este polifenol e se aproveite todo o potencial que nos pode dar em termos de prevenção da doença e promoção da saúde. Não se trata de incentivar o consumo excessivo de vinho tinto, pode fazer todo o sentido recomendar que quem já consome 1 copo de vinho tinto o possa continuar a fazer e quem tem contra-indicações para o álcool, possa eventualmente fazer suplementação com resveratrol se se justificar.

Nota: Imagem retirada daqui.

Nutrição e Cerebro
Nutrição e envelhecimento
Nutrição e inflamação
Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password