Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Refeições pontuais em família podem ser suficientes para aumentar a ingestão de fruta e vegetais nas crianças
28 Dezembro 2012

De acordo com um recente estudo publicado no Journal of Epidemiology & Community Health as refeições em família, mesmo que apenas uma ou duas vezes por semana, aumentam a ingestão diária de fruta e vegetais das crianças, aproximando-a dos recomendados 5 por dia (5 a day).

O estudo incluiu 2389 crianças com idade escolar e sugere que o consumo de fruta e vegetais dos pais proporciona o aumenta do consumo destes alimentos nos filhos.

Os resultados revelaram que 63% das crianças não consumia a dose recomendada de frutas e vegetais (400 g por dia; cerca de 5 porções). As crianças que faziam sempre uma refeição em família comiam, em média, 1,5 porções a mais do que aquelas que nunca comiam com a família. Mesmo nos casos em que o consumo de refeições em família era uma a duas vezes por semana, o consumo destes alimentos aumentava em média em 1,2 porções, em comparação com os que nunca tinham esta prática. Por fim, os filhos de pais que consumiam fruta e vegetais, comiam em média 1 porção a mais de fruta ou vegetais, comparando com os filhos de pais que não o faziam.

Comentários:
-
É conhecida a importância que os pais têm para contrariar, ou influenciar, os  hábitos alimentares dos seus filhos, sendo eles os principais responsáveis e modelos no processo de educação alimentar. Daqui podemos concluir que um programa alimentar em família bem estruturado que inclua a preparação e partilha de lanches/almoços/jantares saudáveis em conjunto, cria maior envolvimento por parte da criança e é mais fácil aprender.

Nota: imagem retirada daqui.


Dieta mediterranica
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password