Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
Quimicos obesogénicos: químicos que nos fazem engordar
02 Maio 2012
O nosso ambiente está repleto de químicos que alteram o nosso metabolismo e, segundo os ultimos estudos, favorecem a obesidade: os mais implicados são o Bisfenol A, os Ftalatos e o PFOA. 

Nesta reportagem da Boston Channel, os jornalistas exploraram o contributo destes químicos na obesidade e falam com diferentes especialistas sobre o assunto, e da qual fazemos este resumo: 

"Quimicos que nos fazem engordar

Actuam interferindo com o nosso sistema hormonal, afectando células do tecido adiposo e expressão genética. Ao “mexerem “ com o sistema de comunicação hormonal e de expressão genética, podem fazer com que uma célula original que estaria destinada a ser uma célula muscular, se acabe por desenvolver numa célula adiposa.

Estes quimicos obesogénicos incluem o Bisfenol A e os Ftalatos encontrados nos plásticos e o PFOA encontrado nos utensílios de cozinha antiaderentes, entre outros encontrados principalmente em plásticos (que podem ser usados para diferentes fins).

Estudos mostram que 93% dos americanos têm niveis detectáveis de Bisfenol A no organismo, e que 75% têm niveis detectáveis de ftalatos na urina.

Se juntarmos a acção destes químicos, com uma propensão genética para a obesidade, uma má alimentação e a falta de exercicio fisico, e temos o cenário montado para esta epidemia de obesidade.

O conselho vai no sentido de comer alimentos biológicos, usar cosmética e produtos de limpeza sem quimicos sintéticos.

Diferentes organizações ambientais já conseguiram que o bisfebol A fosse removidos dos biberões dos bebés, mas ainda não conseguiram a aprovação para a obrigatoriedade legal de retirar estes compostos dos produtos usados diariamente pela população."  

Comentários:
- A obesidade é uma doençamultifactorial, já todos sabemos, mas apesar disso continuamos a tentar trata-la simplesmente com a diminuição da ingestão calórica e o aumento do dispendio energético. 

- Nas nossas consulta do programa Emagrecer, incluimos, além da diminuição da ingestão calórica, a modulação hormonal e de neurotransmissores através da alimentação de forma a facilitar a perda de peso e a diminuir a compulsão alimentar, o apoio fundamental da psicologia e do Nutrition Coach ou Life Coach, e sem dúvida nenhuma, os cuidados a ter para evitar o contacto com estes quimicos indutores de obesidade. 


Nas noticias
Obesidade
Tóxicos alimentares
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password