Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
Probióticos e a prevenção da diarreia associada aos antibióticos
30 Maio 2012
Os probióticos (bactérias benéficas) têm capacidade de prevenir a diarreia associada à toma de antibióticos. Esta é a conclusão de um estudo de revisão publicado na edição de Maio de 2012 do JAMA (Journal of the American Medical Association). Os autores do estudo reuniram 82 estudos cientificos, e concluiram que os probióticos podem ser eficazes nesta situação clinica. Referem também que, apesar de apresentarem resultados benéficos, a eficácia do resultado nem sempre é a mesma, o que, segundo os autores, pode estar associado ao tipo de probiótico usado, e aguardam mais estudos sobre qual a espécie de bactéria probiótica é mais eficaz para este efeito, e qual a forma de administração que garanta os melhores resultados clínicos. 


Comentários: 
- O nosso intestino está repleto de microorganimos - chamada flora intestinal. Estes microorganismos são fundamentais para o correcto funcionamento do nosso organismo. Uma flora intestinal repleta da microorganismos saudáveis está associada a saúde, e uma flora intestinal com microorganismos menos benéficos (disbiose) está associada a doença. Uma das funções de uma flora intestinal benéfica é a manutenção de um adequado funcionamento intestinal. 
- Os antibióticos são medicamentos que são administrados com o objectivo de "matarem" as bactérias causadoras de doença, mas acabam por "matar" também as bactérias benéficas contidas no nosso intestino, o que pode condicionar diarreia. 
- Desta forma, a reposição das bactérias boas que foram mortas durante o tratamento com antibióticos vai assim repor o equilíbrio perdido, que tinha induzido diarreia, não sendo por isso de estranhar estes resultados. 
- Obviamente que nem todas os probióticos são igualmente eficazes, pois existem diferentes espécies de microorganismos probióticos, devendo por isso haver critérios na selecção dos melhores produtos. 
 

Flora intestinal e probióticos
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password