Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Porque gostamos tanto de alimentos ricos em gordura?
23 Março 2012

Parece que grande parte da resposta a esta questão é dada pelo "hardware"humano, mais especificamente a nossa língua.
Este estudo é o primeiro a identificar um receptor humano que pode sentir gordura. De acordo com os investigadores da Universidade de Washington, em St. Louis, nos EUA, as nossas papilas gustativas são capazes de reconhecer a gordura, da mesma forma que percebem o azedo ou o doce.

A resposta a estefacto parece estar associada ao geneCD36, uma vez que indivíduos com uma variante especifica nesse gene sentem muito mais o sabor de gordura do que outros, sem a variante. Os resultados apresentados indicam que os  individuos obesos com esta  variante foram 8 vezes mais sensíveis à presença de gordura.
Assim, aqueles que produzem mais proteína CD36 conseguem detectar com facilidade a presença de gordura e à medida que o consumo aumenta, eles tornam-se menos sensíveis à gordura, exigindo mais quantidade para que se obtenha o mesmo grau de satisfação.

Os investigadores referiram, ainda, que em animais geneticamente modificados, com o geneCD36 inactivo, a preferência por este tipo de alimentos diminui e apresentam dificuldade na sua digestão.

Comentários:
- Todos sabemosque  a obesidade é uma doença crónica que contribui para o aumento da  incidência de doença cardiovascular, diabetes tipo 2, diversos tipos de neoplasias,artrite, entre outros. Por isso, compreender o quanto a percepção da gordura nos alimentos influencia as escolhas alimentares (qualidade e quantidade)  pode, no futuro, ajudar no combate à obesidade.

-Este estudo é muito importante para percebermos que algumas pessoas são obesas e isso não depende apenas do seu comportamento mas também da sua genética. Cada vez faz mais sentido a consulta de nutrigenética que iniciamos em 2011.

Nota: Imagem retirada daqui.


Nutrigenética e Nutrigenómica
Obesidade
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password