Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
Podemos ser viciados em comida?
26 Janeiro 2011
Segundo um artigo recentemente publicado no Arch Gen Psychiatry, poderá haver uma associação cada vez mais crescente entre a obesidade e uma historia familiar de adição, como o alcoolismo. 
A possibilidade de poderem existir indivíduos viciados em comida, já foi discutida por outros.


Comentários:
- todos sabemos que a obesidade é uma doença multifactorial, ou seja , são muitos os factores que contribuem para o seu aparecimento. Se é assim, porque é que o tratamento convencional se centra apenas em comer menos e gastar mais??? Nada mais é abordado, nem usado para tratar a pessoa obesa.

- Esta forma de pensar já levou a que a forma actualmente considerada mais eficaz na perda de peso, seja a cirurgia de bypass gástrico, que implica a remoção da quase totalidade do estômago e parte do intestino... as deficiências nutricionais após esta cirurgia são múltiplas, assim como as alterações da flora intestinal (com todas as consequências prejudiciais que daí decorrem...). E além disso, a maior parte dos doentes não atinge o peso ideal, e uma parte importante deles recupera o peso, enquanto outros "lutam" contra um apetite voraz que está a aparecer a quem foi operado 2 - 3 anos antes...

- o tratamento da obesidade implica por isso uma equipa multidisciplinar, onde sejam estudadas as alterações bioquimicas subjacentes, o estudo do impacto genético e as causas psicológicas e comportamentais subjacentes. Só quando percebermos o que não está bem naquela pessoa obesa é que o tratamento pode ser realmente eficaz.
-
Se para alguns é apenas uma questão de controlo da compulsão alimentar, compulsão esta provocada por desequilíbrios hormonais (nomeadamente a fome incontrolável ao final do dia), que pode ser evitada com o correcto plano alimentar, para outros envolve muito mais, como a forma como encara a vida.
 
- Se a obesidade é uma doença multifactorial, para Emagrecer, necessitamos de uma abordagem multidisciplinar. Por isso criamos a consulta Emagrecer.

Nota: imagem retirada daqui

Nutrição na doença
Obesidade
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password