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Gisela Carrilho
Pequeno-almoço rico em proteínas ajuda a controlar o apetite
29 Março 2013

É habitual ouvir-se dizer que saltar o pequeno-almoço está associado a um maior risco de desenvolver excesso de peso e obesidade, sendo esta refeição de tal forma importante que condiciona a ingestão de alimentos nas horas seguintes.

Um recente estudo publicado no  American Journal of Clinical Nutrition refere que tomar o pequeno-almoço conduz a alterações positivas nos sinais de saciedade (apetite), bem como outros sinais hormonais e neuronais que regulam a ingestão alimentar. Neste estudo, adolescentes do sexo feminino com excesso de peso e obesas foram divididas em 2 grupos em que um deles consumiu um pequeno-almoço rico em proteína (35g) em comparação com outro grupo com quantidade normal de proteína. Cada pequeno-almoço tinha cerca de 350 calorias.
Após a avaliação dos outcomes das participantes verificou-se que um pequeno-almoço de elevado teor proteico reduziu o consumo de  snacks de elevado teor de gordura e açúcar, especialmente à noite.

Comentários:
- Um pequeno-almoço rico em proteínas pode, assim, constituir uma forma útil de controlar o apetite, aumentar a saciedade e melhorar a qualidade da alimentação diária.

- Aqui ficam algumas sugestões de um bom pequeno-almoço:
(1) Muito nutritivo -  iogurte natural com 1 peça de fruta bem madura, flocos de aveia e algumas nozes/amêndoas/avelãs com um pouco de canela;
(2) mais convencional -  Iogurte natural ou de aromas ou leite biológico mais um pão  de mistura com fiambre de perú ou frango ou azeite ou queijo fresco magro ou pasta de avelã ou pasta de noz mais uma peça de fruta.
Para os mais arrojados e esfomeados, um ovo mexido no pão pode ser a solução.

Nota: imagem retirada daqui.


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Publicado por:
Gisela Carrilho
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