Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Ossos fortes? Pense também na vitamina B12
Núcleo de Nutrição
Ossos fortes? Pense também na vitamina B12
17 Novembro 2014
Quando o tema é a saúde óssea praticamente só se fala de cálcio e de lacticínios.

O cálcio é de facto imprescindível, mas podemos ir buscá-lo a outros alimentos que não só os lacticínios. Veja aqui. Caso contrário, os vegetarianos nunca teriam bons ossos.

Para além de cálcio, é preciso pensar na vitamina D, sem a qual a absorção e fixação do cálcio fica muito dificultada. Uma boa exposição solar todo o ano é por isso imprescindível. 

Mas, também a vitamina B12 tem um papel importante na formação dos ossos. Uma investigação publicada no The New England Journal of Medicine mostrou que ratos sem vitamina B12 tinham dificuldades de crescimento e muito menos osteoblatos que ratos normais. A vitamina B12 interfere com a hormona de crescimento nos hepatócitos e acaba por ter efeito nos osteoblastos – células ósseas.

Um bom nível de vitamina B12 na gravidez assume por isso cada vez mais, maior interesse, para salvaguarda de um bom crescimento do bebé.
E também ao longo de outros períodos da vida é necessário assegurar um bom nível desta vitamina. 

A vitamina B12 tem de ser activada no estômago através do fator intrínseco. A toma de certos tipos de medicamentos como os protectores gástricos pode diminuir a sua síntese. Em termos alimentares, a vitamina B12 existe praticamente apenas em alimentos de origem animal. 

Assim, não se preocupe só com um nutriente. A investigação está sempre a mostrar que os metabolismos estão todos interligados e que todos os nutrientes acabam por ter um papel (maior ou menor) em todos os parâmetros da saúde.

Alimente-se de forma saudável e varie muito nos alimentos que escolhe!


Gravidez e amamentação
Nutrição para a saúde
Vitamina D
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password