Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
Omega 3 pode diminuir a depressão em idosos
22 Junho 2011
 A suplementação em omega 3 pode diminuir os sintomas depressivos em mulheres idosas. Estas são as conclusões de um estudo recentemente publicado no The Journal of Nutrition, Health & Aging.

Segundo os autores do estudo, os ácidos gordos omega 3 foram responsáveis por melhorias dramáticas na auto-estima e qualidade de vida destas mulheres.

Comentários:
  - as gorduras omega 3 têm um papel fundamental no funcionamento cerebral, e não nos podemos esquecer que 60% do nosso cérebro é constituido por gordura.
- estes resultados podem ser explicados, quando a causa da depressão é nutricional, neste caso, por défice de omega 3, mas para outra pessoas, a causa, apesar de também poder ser nutricional, pode necessitar de outros tipo de nutrientes, nomeadamente o ácido fólico ou a vitamina D,ou mesmo determinados aminoácidos.
- E claro, que temos as causas emocionais e psicológicas que contribuam para a depressão na 3ª idade.
- Ou seja, a depressão pode ter inúmeras causas, pelo que após o diagnóstico desta situação, devemos perceber as verdadeiras causas: através de uma avaliação neuroendócrina, é possível entender se existe uma causa bioquímica, e através de análises especificas, perceber se existe uma causa nutricional, para que em conjunto com a Psicologia, se trabalhar na melhoria do estado depressivo. Esta é a metodologia da consulta Cérebro, uma abordagem multidisciplinar para optimização da função cognitiva e do bem estar psíquico.



Nutrição e Cerebro
Nutrição e envelhecimento
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password