Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Obesidade pediátrica associada a diabetes
09 Novembro 2012

Um estudo levado a cabo por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto apresentada na 6ªedição do Congresso Practice, que se realizou na semana passada, em Lisboa, mostra que 33% das crianças com menos de 6 anos, 50% das crianças entre 6-11 anos e 80% dos adolescentes obesos mantêm o problema de excesso de peso na idade adulta.

Carla Rego, coordenadora da investigação, afirma que se observa “uma marcha diabética associada à obesidade pediátrica”, sendo que a intervenção apenas na adolescência “tem menores resultados satisfatórios, independentemente da idade de início ou da duração da obesidade”.

O estudo envolveu 580 crianças e adolescentes portugueses, com idades compreendidas entre os 2 e os 18 anos e foi realizado ao longo de 8 anos.

Comentários:
- Para inverter esta tendência a prevenção deve iniciar-se logo durante a gravidez:  prevenindo o aumento de peso durante a gestação, optimizando a alimentação da gestante e monitorizando periodicamente o peso do feto. A velocidade de crescimento do bebé e o seu estado nutricional devem, também, ser monitorizados durante os 2 primeiros anos de vida pois um rápido aumento de peso neste período aumenta a probabilidade do aparecimento da obesidade aos 6 anos.

- É neste sentido que, cada vez mais, o programa de consultas de nutrição utilizado na preparação da maternidade direccionado para a mulher-mãe e para o seu bebé torna-se preponderante na qualidade de vida das futuras gerações.

Esta noticia pode ser vista aqui.
Nota: imagem etirada daqui.


Nutrição para a saúde
Obesidade
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password