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Obesidade infantil e Publicidade
23 Junho 2010
 Quem luta contra a obesidade infantil (pais e profissionais), sabe a influência da publicidade e dos brindes associados a certos alimentos, nos hábitos alimentares das crianças. 
 
 Relativamente a este tema, soubemos que um regulador norte-americano ameaçou processar a cadeia de restaurantes MacDonald´s se esta não deixar de usar brinquedos nos Happy Meal. 
Já em Abril se falava da reforma do famoso palhaço associado a esta marca, devido ao seu alegado contributo para a obesidade infantil. 

 Em Portugal já se tomam medidas relativamente a este tema, nomeadamente com a aprovação do novo Código de Auto-Regulação em matéria de Comunicação Comercial de Alimentos e Bebidas dirigida a Crianças, que entrou em vigor no dia 3 de Maio.  

 Este código, aprovado pelo Instituto Civil de Auto-disciplina da Comunicação Comercial, combina variadas regras para o campo da comunicação comercial, tendo em conta factores como saúde, segurança, identificabilidade de personagens e marketing escolar.

Este documento constitui, ainda, um elemento de apoio às políticas da Plataforma contra a Obesidade promovida pela Direcção-Geral da Saúde. Incide, assim na problemática da obesidade infantil controlando a comunicação gerada no sentido da promoção de estilos de vida sedentários e excessos de consumo alimentar.

Este projecto que começou em 2008, surge de uma parceria entre instituições como a Associação Portuguesa de Anunciantes, a Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação, a Associação Portuguesa de Marketing Directo, Relacional e Interactivo e ainda da Associação Portuguesa de Imprensa.

Comentários:
 - agrada-nos bastante que estas medidas sejam tomadas.


Nota: para da informação retirada daqui e a imagem foi retirada daqui



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