Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Obesidade infantil associada à infertilidade
10 Agosto 2012

Um recente artigo de revisão publicado na revista Frontiers in Endocrinology, questiona a relação de causalidade entre a obesidade infantil e a puberdade precoce contribuindo para a infertilidade, especialmente no sexo feminino.

De acordo com o estudo, o corpo humano pode estar a sofrer alterações para se ajustar a um problema que é relativamente novo – superabundância de alimentos. Dado a importância que o correto estado nutricional assume no fenómeno da reprodução, as síndromes metabólicas causadas pela obesidade podem afetar a capacidade reprodutiva. O impacto da obesidade sobre o início da puberdade e os efeitos sobre o fígado, pâncreas e outras glândulas ainda estão em estudo mas, de modo geral, a puberdade parece estar a começar mais cedo nas meninas.

Uma das teorias é que a obesidade cause impacto sobre a kisspeptina, uma hormona, necessário para a reprodução. As secreções normais desse hormona podem ser alteradas por sinais endócrinos provenientes da gordura. Outro dos efeitos referidos são as alterações no ritmo circadiano (ciclo biológico- relógio celular) interferindo com a qualidade do sono, bem como com a reprodução.

Alguns estudos em seres humanos encontraram correlação entre puberdade precoce e risco de cancro do sistema reprodutivo e síndrome metabólica. A puberdade precoce também tem sido associada com o aumento das taxas de depressão e ansiedade em meninas, bem como com o aumento de comportamento delinquente, tabagismo e experiências sexuais precoces em meninas e meninos.

Comentários:
- Mais uma vez realçamos a urgência de aumentar a consciência dos jovens sobre esta realidade e sensibilizá-los para a necessidade de mudarem os hábitos alimentares e estilos de vida. A sociedade actual refere que falta o tal "click" que leve à mudança. É por esse motivo que nas nossas consulta do programa Emagrecer e consulta multidisciplinar desenhada especificamente para crianças, o Emagrecer Kids, incluímos para além do acompanhamento médico e nutricional,  o apoio imprescindível da Psicologia e do Nutrition Coach ou Life Coach.

Nota: Imagem retirada daqui.


Obesidade
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password