Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Nozes melhoram a qualidade do esperma
24 Agosto 2012

É estimado que 70 milhões de casais em todo o mundo tenham dificuldades para engravidar, sendo que 30 a 50% dos casos são atribuídos ao homem, ocupando a genética apenas 4% desses casos de infertilidade masculina.

De acordo com um estudo publicado no Biology of Reproduction Journal comer 75 gramas de nozes por dia aumenta a vitalidade, a mobilidade e a morfologia do esperma.
O estudo incluiu homens saudáveis, entre 21 e 35 anos, que foram divididos em dois grupos:
1. ingeriram 75 gramas de nozes por dia
2. evitaram comer qualquer quantidade de nozes

Ao fim de 12 semanas, o grupo que ingeriu nozes apresentou níveis sensivelmente mais elevados de ómega-3, assim como maior contagem de espermatozóides. Tanto a morfologia quanto a mobilidade dos espermatozoides também foram superiores nesse grupo.

Comentários:
- Na alimentação actual verifica-se uma grande deficiência no consumo de gorduras essenciais, nomeadamente ácidos gordos poliinsaturados ómega 3 fundamentais para a maturação do esperma. Neste sentido, é  importante estar atento à quantidade de gordura mas principalmente ao tipo de gordura ingerida.

- Nas consultas de preparação da maternidade temos consciência da importância do estado nutricional do papá e por isso, o apoio nutricional é direccionado quer para a mamã quer para o papá.

Nota: Imagem retirada daqui.


Gravidez e amamentação
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password