Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Nível de ferro baixo em mulheres, associado a maior declínio cognitivo
28 Janeiro 2014

Investigadores franceses publicaram uma investigação no The Journal of Nutrition onde avaliaram o nível de ferro de quase 4 mil indivíduos (1539 homens, 1431 mulheres pré-menopausa e 962 mulheres pós-menopausa). Estes participantes foram seguidos durante 13 anos e foram sujeitos a medição dos níveis de ferritina e hemoglobina e a testes cognitivos.

Muitas mulheres, optam por um consumo muito baixo de carne vermelha e têm muitas vezes períodos menstruais muito abundantes. Os níveis de ferro podem por isso ficar comprometidos e durante anos, níveis sub-óptimos de ferro, podem ter consequências.

Foi o que este estudo verificou, já que as mulheres com níveis baixos de ferro apresentaram piores resultados nos testes cognitivos efetuados 13 anos depois do inicio do estudo. Nos homens não foi encontrada qualquer relação.

O ferro deve por isso, ser medido e compensado com suplementação se for necessário. Através da alimentação, além das carnes e peixes, pode ingerir ferro por fontes vegetais como as leguminosas (feijão, grão, favas, ervilhas lentilhas), legumes de folha escura, beterraba, ... sendo que a refeição deve ser acompanhada com laranja ou kiwi por exemplo, já que a vitamina C aumenta a absorção do ferro de fontes vegetais.


Nutrição e Cerebro
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password