Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Nível de ácido fólico do pai também é importante para a saúde do bebé
Helena Santos
Nível de ácido fólico do pai também é importante para a saúde do bebé
14 Janeiro 2014

Uma publicação da Nature Communications confirma a importância da alimentação do pai na saúde dos seus filhos. A alimentação da mãe há muito se sabe que é importante, mas a do pai acaba sempre por ser um pouco menosprezada.

Sabe-se agora que por exemplo, nos casos de baixa ingestão de ácido fólico do pai, antes da conceção, há aumento da probabilidade de problemas de saúde que até agora só se associava à deficiência de ácido fólico da mãe.

Os investigadores utilizaram ratos com alimentação pobre em ácido fólico e outros com quantidade adequada da mesma vitamina. Os filhos de ratinhos com baixa ingestão de ácido fólico tiveram maior percentagem de defeitos de nascença como alterações crânio-faciais e malformações musculo-esqueléticas (um aumento de quase 30%).

Apesar de vitaminas do complexo B serem adicionadas a uma série de produtos, homens com pouco cuidado no que diz respeito à alimentação, podem estar com um nível de ácido fólico abaixo do desejado. Legumes de folha verde escura, cereais integrais, fruta e carne são exemplos de alimentos com ácido fólico.

O estado nutricional do pai influencia a programação genética do bebé, o que tem consequências na saúde. Por isso, se pretende ser pai, comece a cuidar da sua alimentação antes de tomar a decisão! Pondere suplementação se necessário.


Gravidez e amamentação
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password