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Helena Santos
Mudar alimentação e hábitos de exercício ao mesmo tempo traz melhores resultados
30 Abril 2013

Parece que toda a gente começa a pensar no peso nesta altura do ano. E para aqueles que precisam de fazer alterações na alimentação e exercício, por onde será melhor começar? Investigadores da Universidade de Stanford responderam a esta questão.

A investigação divulgada no site da universidade e que foi publicada no Annals of Behavioral Medicine, descobriu que traz melhores resultados começar com alterações alimentares ao mesmo tempo que se fazem alterações ou se inicia uma rotina de exercício físico. Dizem aliás, que começar primeiro com as alterações alimentares pode prejudicar o objectivo de fazer exercício regularmente.

Os individuos estudados eram pessoas que se queixavam de falta de tempo para ter uma alimentação cuidada e uma prática de exercício regular. Duzentos voluntários com idades acima dos 45 anos foram divididos em 4 grupos. Todos tiveram aconselhamento telefónico e foram acompanhdos durante 1 ano:

- Grupo 1 - foram ensinados a fazer aterações na alimentação e exercício;
- Grupo 2 – fizeram alterações alimentares e não alteraram o exercício durante alguns meses;
- Grupo 3 - fizeram alterações no exercício físico e não alteraram a alimentação durante alguns meses;
- Grupo 4 – foram ensinadas apenas técnicas de redução de stress.

 Apesar do desafio de fazer muitas alterações seja maior, foi o grupo 1 quem teve melhores resultados e mais se aproximou do ideal de 150 minutos de actividade física semanal, 5 a 9 porções de legumes e frutas por dia e diminuição de gordura saturada.

Só houve acompanhamento pessoalmente no inicio do programa e depois disso eram feitos telefonemas mensalmente para tirar dúvidas e dar novas indicações.

Este estudo foi feito com pessoas que pretendiam apenas ser mais saudáveis, a próxima investigação da universidade de Stanford será fazer o mesmo estudo com pessoas que pretendem perder peso.


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Publicado por:
Helena Santos
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