Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Mais de 3 refrigerantes por semana pode aumentar o risco de cancro da mama
Nutrição Funcional
Mais de 3 refrigerantes por semana pode aumentar o risco de cancro da mama
06 Abril 2015
Uma investigação publicada no BMC Public Health traz conclusões preocupantes e interessantes sobre o consumo de refrigerantes.
É sabido que os refrigerantes são essencialmente fonte de açúcar e que por isso contribuem para o aumento de doenças como a obesidade e diabetes. Também existe uma relação entre o consumo de açúcar e a incidência de cancro e desta vez, os investigadores verificaram a relação entre consumo de doces e avaliações por mamografia. A densidade mamográfica é um factor de risco para cancro da mama.

Foram avaliadas 776 mulheres pré-menopausa e 779 pós-menopausa. Foi levado a cabo um questionário de frequência alimentar para verificar frequência de ingestão de alimentos doces, bebidas açucaradas e colheres de açúcar adicionadas a outros alimentos. Todas as mulheres fizeram mamografias e os dados foram ajustados para confundidores como idade e índice de massa corporal.

Verificou-se que acima de 3 refrigerantes por semana a densidade mamográfica era maior e por isso maior o risco de desenvolvimento de cancro da mama. Não só para as bebidas como também para alimentos doces foi encontrada esta relação e por isso, apesar de serem precisos mais estudos, fará parte do bom senso controlar muito bem a ingestão de alimentos açucarados e restringir só para dias de excepção o consumo de refrigerantes.

E lembre-se que mesmo quando faz os seus próprios doces/sumos/sobremesa, se lhes adiciona (muito) açúcar são igualmente prejudiciais.


Nutrição para a saúde
Prevenção do cancro
Publicado por:
Nutrição Funcional
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password