Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Maçã pode ajudar no combate à obesidade
29 Junho 2012

De acordo com estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, publicado na PLoS One, a casca da maçã contém um composto que ajuda queimar calorias e a reduzir o risco de desenvolvimento de obesidade, pré-diabetes e fígado gordo.
O estudo foi feito em animais e segundo os autores, a substância denominada ácido ursólico reduz a obesidade e os problemas a ela associados, através do aumento da massa muscular e das células adiposas castanhas.
Uma vez que a massa muscular e as células adiposas castanhas são uma excelente forma de queimar calorias, o aumento destas nos animais que receberam ácido ursólico pode explicar o motivo pelo qual esta substância reduz a obesidade.
Ao fim de oito semanas, nos animais que ingeriram ácido ursólico , verificaram-se também outras melhorias, nomeadamente níveis normais de glicemia e ausência de fígado gordo.

Comentários:
- Tal como outros estudos já publicados (aqui e aqui), este estudo vem reforçar a ideia de que o efeito de determinados alimentos ultrapassa o efeito dos seus constituintes, sendo a alimentação, de facto, um dos factores mais importantes.
 
- Faz todo o sentido seguir o velho ditado: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”! Por isso opte por maçãs de produção biológica e certifique-se que come a sua casca.

Nota: Imagem retirada daqui.


Nutrição para a saúde
Obesidade
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password