Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Leite materno ajuda na imunidade porque influencia a flora intestinal
Núcleo de Nutrição
Leite materno ajuda na imunidade porque influencia a flora intestinal
20 Outubro 2014
Uma investigação conjunta do National Food Institute, Universidade Técnica da Dinamarca e Universidade de Copenhaga demonstrou mais uma vez a importância do aleitamento materno e os seus benefícios.  
Foram avaliadas amostras de fezes de 330 crianças dinamarquesas saudáveis 9, 18 e 36 meses depois do nascimento.

Muitos estudos mostram que os bebés amamentados com leite materno crescem um pouco menos e são um pouco mais magros que os que são alimentados com fórmulas. As crianças alimentadas com leite materno têm também menor incidência de obesidade, alergias, diabetes e doenças intestinais mais tarde na vida. De acordo com este novo estudo, o motivo é o reforço da flora intestinal por causa do leite materno.
O estudo demonstrou que o aleitamento materno promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino do bebé, o que promove um sistema imunitário forte.

Os bebés nascem sem bactérias no intestino e por isso é muito interessante verificar como a alimentação influencia o povoamento intestinal nos 3 primeiros anos de vida.

Principalmente entre os 9 e os 18 meses onde a maior parte dos bebés deixou de ser alimentado com leite materno e passou a recorrer a fórmulas – foi onde maiores diferenças se verificaram na composição da flora intestinal. O factor que mais influenciou a composição da flora intestinal até aos 3 anos foi a data em que se deixou de utilizar o leite materno.

Entre os 9 e os 18 meses foi também encontrada uma associação positiva entre o aumento de índice de massa corporal e bactérias Clostridium que passaram a ser mais frequentes depois da cessação do aleitamento materno.

O reforço de imunidade deve começar bem cedo, de preferência através de intervenções naturais como o aleitamento materno.


Flora intestinal e probióticos
Gravidez e amamentação
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password