Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Jogos de computador com publicidade a comida estimulam o apetite!
Núcleo de Nutrição
Jogos de computador com publicidade a comida estimulam o apetite!
22 Fevereiro 2016
Frans Folkord, cientista comportamental, fez uma investigação em mais de 1000 crianças que foi galardoada no inicio de 2016 e que mostra bem a influência que os jogos de computador podem ter nas crianças.

As crianças comeram 55% mais guloseimas quando estas lhe foram oferecidas depois de jogarem jogos de computador que têm publicidade a doces, quando comparadas com crianas que jogaram jogos com publicidade a brinquedos.

O aumento foi de 72kcal a mais (16 M&M’s e 10 gomas) depois de jogarem qualquer jogo que tenha publicidade de comida (não tem de ser necessariamente doces).

O problema está no facto de a publicidade estar dissimulada, as marcas estão visíveis mas tudo se processa na forma de jogo e a criança pode partilhar com amigos e jogar infinitamente. A criança não tem consciência do efeito e nem entende o jogo como uma publicidade.

A investigação também mostrou que as crianças que conseguiam escolher fruta em vez de doces depois de jogarem o jogo, possuíam um peso menor (2 anos depois) do que as crianças que escolhiam guloseimas.
O investigador está a trabalhar conjuntamente com outros da Universidade de Barcelona no sentido de serem criadas recomendações para se banirem jogos com publicidade dirigida a crianças. Estamos totalmente de acordo!



Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password