Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Impacto que as bebidas com adoçante podem ter na saúde
30 Março 2012

Embora as bebidas com adoçante sejam tipicamente associadas ao controlo do peso têm sido encontradas associações positivas com o aumento do risco cardiometabólico.Um novo estudo prospectivo analisou a associação entre o padrão alimentar, o consumo de bebidas com adoçante ( light e zero em calorias) e o risco cardiometabólico.

Os autores analisaram adultos jovens do estudo CARDIA (Coronary Artery Risk Development in Young Adults) e identificaram duas linhas de base:
- padrões alimentares equilibrados (maior consumo de frutas, cereais integrais,leite e nozes e sementes; n = 1778) 
- padrão ocidental (maior consumo de fast food, carne, pizzas e snacks; n = 2383)] e examinaram a sua interação com o consumo de bebidas com adoçante.

Verificou-se que dos consumidores deste tipo de bebidas, 66% tinha um padrão alimentar equilibrado. Contudo, os não consumidores com um padrão alimentar equilibrado apresentavam um menor risco da síndrome metabólico, assim como um menor perimetro da cintura

Comentários:

- Estes resultados sugerem que tanto o padrão alimentar global como o consumo deste tipo de bebidas  são factores que condicionam diferentes resultados em termos metabólicos. Esta covariação e interação pode, parcialmente, explicar as diferenças na relação entre o consumo destas bebidasa e saúde  cardiovascular observado em estudos anteriores.

- Em Portugal, há muitas pessoas que têm estes hábitos de consumo, ficando por isso, MAIS UMA VEZ, o alerta - em especial porque a doença cardiovascular continua a ser a principal causa de morte e morbilidade no nosso país.


Nota: Imagem retirada daqui.

Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password