Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Gorduras trans prejudicam saúde dos espermatozóides
19 Abril 2011

O consumo de gorduras trans dá-se maioritariamente através de produtos industrializados - determinado tipo de processo transforma os óleos vegetais em matrizes semi-sólidas para que lhe possam dar uma série de aplicações, havendo a formação de gorduras trans.


Este tipo de processamento é atraente para a indústria já que os produtos ficam com maior estabilidade e com um sabor muito apreciado.

O problema são as consequências que daí podem advir para a saúde: aumento do colesterol LDL, redução do colesterol HDL, promoção da inflamação e influência sobre muitos outros factores de risco cardiovascular.

Um estudo publicado na revista Fertility and Sterility detectou pela primeira vez ácidos gordos trans nos espermatozóides de homens com problemas de fertilidade. O nosso organismo não produz ácidos gordos trans e como tal, se eles existem no esperma é devido à ingestão por parte dos indivíduos que fizeram parte do estudo.

Também se verificou que homens com mais ácidos gordos trans possuíam menor concentração total de esperma e homens com mais ácido gordos polinsaturados como os ómega3, possuíam uma maior concentração total de esperma – isto pode fazer toda a diferença em termos de fertilidade.

Comentários:
- É por isto que nas consultas de preparação para a maternidade nos preocupamos com o estado nutricional da futura mamã mas também do futuro papá.
- Sempre que vir numa lista de ingredientes a designação: “gordura hidrogenada” ou “gordura parcialmente hidrogenada” – pense duas vezes antes de consumir esse produto.


Gravidez e amamentação
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password